quinta-feira, 26 de março de 2015

Arte caótica: o fratal

Quando comecei a escrever este post, pensei em alongar-me sobre conceitos matemáticos. Contudo, a meio da sua pesquisa pensei que não é só a matemática inerente aos fratais que é relevante e bastante interessante neste caso. Pensei em ver de outra perspetiva e mostrar o que para mim mais me cativa sobre eles: a sua arte e indefinida beleza. Claro que numa próxima altura, poderei aprofundar a matemática, mas por hoje fico-me pela arte.

Primeiramente, os fratais são objetos geométricos que quando divididos em partes, cada parte é igual à original.
A arte fratal possui o todo multiplicado dentro de cada parte. O que só por si é fascinante! É vista como uma procura matemática e um desafio artístico que leva à repetição das mais variadas formas, com recurso a computador. Na arte, o fratal é muito usado no realismo virtual, para criar imagens fantásticas e mundos bizarros para filmes, jogos, ..., evitando os pixéis.

Deixo aqui alguns links para programas que auxiliam o desenvolvimento desta arte: ChaosProIncendiaUltraFratal e para a visita a uma galeria de fratais: Fractarte





"O mundo que nos cerca é caótico mas podemos tentar limitá-lo no computador. A geometria fractal é uma imagem muito versátil que nos ajuda a lidar com os fenómenos caóticos e imprevisíveis."
Benoît Mandelbro

Sem comentários:

Enviar um comentário