segunda-feira, 29 de junho de 2015

A liderança na indústria

If your actions inspire others to dream more, learn more, do more and become more, you are a leader. John Quincy Adams

"Há quase tantas definições de liderança quantas as pessoas que se dedicaram ao tema." (Bass, 1990). Apesar das inúmeras definições de liderança, esta pode ser vista como um "processo de influência através do qual um indivíduo influencia um grupo de pessoas tendo em vista o alcance de objetivos organizacionais comuns." (Rouch & Behling, 1984 p.46). A liderança é um pilar fundamental para o sucesso das empresas. Uma empresa mal liderada poderá sofrer de elevadas perdas de recursos, seja humanos ou monetários, e vice-versa. Lembre-se do caso de sucesso, por exemplo, da Xerox com a líder Ursula Burns que tomou as rédeas da empresa e a levou por bons caminhos, evitando assim a eminente falência. 
O bom líder deve revelar inteligência emocional que lhe permita usar a razão para compreender e lidar com as suas emoções e das pessoas que o rodeiam. Ser detentor de uma grande perceção do futuro e entender como atingir os objetivos futuros, direcionando os outros e nunca esquecendo de os motivar e revelar o melhor de cada um. O líder é o principal responsável por desenvolver estratégias para implementar a visão da empresa e realizar a sua comunicação eficaz e efetiva. Este é seguido e respeitado pelos seus trabalhadores, sem isso apontar que não o questionam ou contradigam. 
Por tudo isto, uma boa liderança na empresa pode elevar o seu sucesso, torná-la mais forte e capaz de enfrentar o futuro. 

Sem comentários:

Enviar um comentário