domingo, 24 de agosto de 2014

A Google e o carro sem condutor

Parece que vai ser possível sermos conduzidos pelo nosso carro sem ter de o saber conduzir. Isso mesmo, a Google pegou em toda a tecnologia existente como sensores, GPS, laseres … e conjugou-a para ser possível ter um carro sem condutor. Para já o carro e toda a tecnologia associada estão em fase de testes nas ruas movimentadas do Nevada (EUA). Até agora o software provou estar a ser um sucesso, estando peões, objetos e situações diversas a ser contornados.



Futuramente, poderá o nosso carro ser partilhado por várias pessoas consoante uma agenda bem definida, ir ao nosso encontro, estacionar sozinho e quem sabe evitar acidentes e perdas de tempo a colocar combustível. Será isto um sonho ou poderá transformar-se rapidamente em pesadelo? Estará a sociedade pronta para aceitar tal transformação? As companhias de seguro, o setor automóvel, as escolas de condução aceitarão a mudança?

3 comentários:

  1. Tens um projecto semelhante na UA, o projecto Atlascar :)

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia esse projeto da UA, vou investigar e quem sabe colocar aqui uma publicação sobre esse projeto :D Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. De nada!! ;)
    É um projecto mais ligado ao Dep. de Mecânica e ao DETI onde todos os anos alguns alunos podem fazer as suas dissertações de mestrado relacionadas com esse projecto.

    ResponderEliminar